quinta-feira, 20 de abril de 2017

o que é cissiparidade?

A cissiparidade, também conhecida como fissão binária e bipartição, é um tipo de reprodução assexuada. Ela é observada em bactérias, podendo também ocorrer em alguns protozoários e leveduras.
→ O que é reprodução assexuada?
A reprodução assexuada é aquela que ocorre sem a participação dos gametas. É uma reprodução relativamente rápida e simples que dá origem a indivíduos iguais aos seus genitores. Por serem iguais aos organismos que o geraram, dizemos que se trata de clones naturais. Vale frisar, no entanto, que, apesar do processo gerar clones, pode ocorrer mutação, que leva a uma modificação nos genes.
→ Como ocorre a cissiparidade?
A cissiparidade ocorre em organismos unicelulares, que simplesmente se dividem ao meio gerando dois indivíduos. Na cissiparidade, ocorre a replicação do cromossomo e a posterior divisão da célula-mãe em duas.

Resultado de imagem para cissiparidade

sábado, 15 de abril de 2017

Sistema Reprodutor Masculino


Introdução  
O sistema reprodutor masculino é composto pelos testículos, epidídimo, ductos deferentes, vesícula seminal, próstata e pênis.
Testículos
Nos testículos ocorre a produção de espermatozóides e também a produção de testosterona (hormônio sexual masculino).
Epidídimo 
É no ducto epidídimo que ocorre a maturação dos espermatozóides, além disso, este ducto também armazena os espermatozóides e os conduzem ao ducto deferente através de movimentos peristálticos (contração muscular).
Ductos deferentes
Os ductos deferentes têm a função armazenar os espermatozóides e de transporta-los em direção à uretra, além disso, ela ainda é responsável por reabsorver aqueles espermatozóides que não foram expelidos.
Vesícula Seminal
As vesículas seminais são glândulas responsáveis por secretar um fluído que tem a função de neutralizar a acidez da uretra masculina e da vagina, para que, desta forma, os espermatozóides não sejam neutralizados.
Próstata
A próstata é uma glândula masculina de tamanho similar a uma bola de golfe. É através da próstata que é secretado um líquido leitoso que possui aproximadamente 25% de sêmen. 
Pênis
É através do pênis (uretra) que o sêmen é expelido. Além de servir de canal para ejaculação, é através deste órgão que a urina também é expelida.
Uretra
Canal condutor que, no aspecto da reprodução, possui a função de conduzir e espelir o esperma durante o processo de ejaculação.

Resultado de imagem para sistema reprodutor masculino

sexta-feira, 7 de abril de 2017

A clonagem de mamíferos

Todos nós já ouvimos falar sobre clonagem, seja na escola, em livros, programas didáticos, noticiários e até mesmo em uma novela exibida pela Globo (“O CLONE”) a qual abordou sobre o assunto.

Já que o tema do blog é genética, escreverei um pouco do que aprendi sobre “clonagem” e explicar resumidamente como foi realizado o experimento de clonagem da ovelha Dolly.

A palavra clone vem do grego que significa “broto”. Um clone é uma cópia geneticamente idêntica de um ser vivo que se originou de outro; com a mesma aparência e mesmo código genético.

Além do caso da ovelha Dolly em que o processo foi desenvolvido em instituto genético, na natureza também ocorre esse processo de clonagem, e podemos ver isso quando uma ameba se reproduz assexuadamente fazendo com que outras amebas geneticamente iguais entre si e iguais á ameba-mãe surjam. Outro exemplo são as planárias, vermes do grupo dos platelmintos. Pedaços de uma planária são capazes de se desenvolver, de maneira que cada pedaço origina um novo indivíduo, depois de várias sequências de mitoses celulares. Esses novos indivíduos são, cópias geneticamente idênticas um do outro e também idênticas á planária original.