sexta-feira, 7 de abril de 2017

A clonagem de mamíferos

Todos nós já ouvimos falar sobre clonagem, seja na escola, em livros, programas didáticos, noticiários e até mesmo em uma novela exibida pela Globo (“O CLONE”) a qual abordou sobre o assunto.

Já que o tema do blog é genética, escreverei um pouco do que aprendi sobre “clonagem” e explicar resumidamente como foi realizado o experimento de clonagem da ovelha Dolly.

A palavra clone vem do grego que significa “broto”. Um clone é uma cópia geneticamente idêntica de um ser vivo que se originou de outro; com a mesma aparência e mesmo código genético.

Além do caso da ovelha Dolly em que o processo foi desenvolvido em instituto genético, na natureza também ocorre esse processo de clonagem, e podemos ver isso quando uma ameba se reproduz assexuadamente fazendo com que outras amebas geneticamente iguais entre si e iguais á ameba-mãe surjam. Outro exemplo são as planárias, vermes do grupo dos platelmintos. Pedaços de uma planária são capazes de se desenvolver, de maneira que cada pedaço origina um novo indivíduo, depois de várias sequências de mitoses celulares. Esses novos indivíduos são, cópias geneticamente idênticas um do outro e também idênticas á planária original. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário