quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Iniciando o 3° trimestre ( resumindo alguns conceitos )

diferenças rna e dna
o DNA: 
* é composto por uma fita dupla(dupla hélice) 
* possui como açúcar(pentose) a de desoxirribose 
*pode ser formado por 4 bases nitrogenadas diferentes: 
-> Adenina (A) 
-> Guanina (G) 
-> Citosina (C) 
-> Timina (T) 
*Origem: Replicação 
*Enzima sintética: DNA - polimerase 
*Função: Informação genética 

No Rna : 
*formado por fita simples 
*possui como açúcar(pentose) a ribose 
*possui como bases nitrogenadas: 
-> Adenina (A) 
-> Guanina (G) 
-> Citosina (C) 
-> Uracila (U) 
*Origem: Transcrição 
*Enzima sintética : RNA - polimerase 
*Função: Síntese de proteínas


sistema reprodutor fem e mas 
O sistema (ou aparelho) reprodutor humano é o que identifica o sexo biológico do indivíduo, porém existem muitos outros fatores importantíssimos que estão relacionados à sexualidade humana, mas deixaremos este assunto para um próximo post. Hoje, falaremos especificamente sobre os aparelhos reprodutores e a reprodução humana.
Existem dois tipos de sistema reprodutor humano: o feminino e o masculino. O primeiro é comumente composto por dois ovários (ou gônodas), dois ovidutos (também chamados de trompas de Falópio, ou trompas uterinas), útero, vagina, e… Duas glândulas mamárias, isso mesmo! Embora não seja um consenso, alguns autores consideram-nas como parte do sistema reprodutor, uma vez que elas sofrem uma série de alterações devido a ações hormonais desenvolvidas pelas gônodas femininas e mesmo após a reprodução e o nascimento do feto, o mesmo ainda depende destas glândulas para seu desenvolvimento. Já o masculino, é normalmente composto por dois testículos, dois ductos genitais, glândulas acessórias e pênis. Abaixo cada órgão será descrito detalhadamente.



dst e métodos contraceptivos 

Há vários tipos de métodos contraceptivos disponíveis no mercado, como a camisinha masculina, camisinha feminina, o DIU (dispositivo intrauterino), contracepção hormonal injetável, contracepção hormonal oral (pílula anticoncepcional), implantesespermicida, abstinência periódica, contracepção cirúrgica, contracepção de emergência, entre outros.
Entre tantos métodos disponíveis, torna-se necessário o auxílio de um médico para escolher qual método utilizar, pois ele levará em consideração a idade, a frequência em que mantém relações sexuais, necessidades reprodutivas, saúde etc.
É muito importante ter consciência de que qualquer método escolhido só funcionará se for utilizado da maneira correta.
Entre os métodos contraceptivos, há os que são reversíveis e os que são irreversíveis. Os métodos reversíveis, também chamados de temporários, são aqueles que, ao interromper o uso, é possível engravidar. Os métodos irreversíveis, também conhecidos como definitivos, são aqueles que exigem uma intervenção cirúrgica, como vasectomia, para os homens; e laqueadura tubária, para as mulheres.

tipos de vítelo
alécito (a = sem) – semelhantemente aos oligolécitos, mas praticamente sem vitelo. Muitas vezes são classificados como oligolécitos ou isolécitos. Sua segmentação é total ou holoblástica (holo = todo; blasto = germe) e igual, pois origina uma mórula com blastômeros de tamanhos aproximadamente iguais.
heterolécito (hetero = diferente) - apresenta quantidade de vitelo intermediária entre a dos ovos oligolécitos e telolécitos (daí os outros nomes: mesolécito ou mediolécito) e concentrada mais no pólo vegetal ou vegetativo que no pólo animal (região superior); a segmentação é total e desigual, pois, por ter menos vitelo, o pólo animal divide-se mais rapidamente e produz células menores e mais numerosas que as produzidas no outro pólo; é o ovo de anfíbios, de vários peixes e de alguns invertebrados (maioria dos moluscos, poliquetas e platelmintos).
telolécito (telo = pontaou megalécito (mega = grande) - o núcleo e o citoplasma formam uma pequena gota sobre uma quantidade enorme de vitelo (também chamado de gema, neste caso); a segmentação é meroblástica (mero = parte) ou parcial e discoidal – pois ocorre apenas no pólo animal e forma um pequeno disco de células (cicatrícula), encravado na gema; é o ovo de répteis, aves, vários peixes e de alguns moluscos e mamíferos ovíparos (ornitorrinco e equidna).
centrolécito - o vitelo ocupa a região central da célula e não se divide; o núcleo divide-se várias vezes no interior do vitelo e migra para a periferia, seguindo-se a divisão do citoplasma; a segmentação é meroblástica e superficial; é o ovo da maioria dos artrópodes (insetos e outros).


Mendel o pai da genetica

Gregor Mendel nasceu em 1822, em Heinzendorf, na Áustria. Era filho de pequenos fazendeiros e, apesar de bom aluno, teve de superar dificuldades financeiras para conseguir estudar. Em 1843, ingressou como noviço no mosteiro de agostiniano da cidade de Brünn, hoje Brno, na atual República Tcheca.
Após ter sido ordenado monge, em 1847, Mendel ingressou na Universidade de Viena, onde estudou matemática e ciências por dois anos. Ele queria ser professor de ciências naturais, mas foi mal sucedido nos exames.
De volta a Brünn, onde passou o resto da vida, Mendel continuou interessado em ciências. Fez estudos meteorológicos, estudou a vida das abelhas e cultivou plantas, tendo produzido novas variedades de maças e peras. Entre 1856 e 1865, realizou uma série de experimentos com ervilhas, com o objetivo de entender como as características hereditárias eram transmitidas de pais para filhos.
Em 8 de março de 1865, Mendel apresentou um trabalho à Sociedade de História Natural de Brünn, no qual enunciava as suas leis de hereditariedade, deduzidas das experiências com as ervilhas. Publicado em 1866, com data de 1865, esse trabalho permaneu praticamente desconhecido do mundo científico até o início do século XX. Pelo que se sabe, poucos leram a publicação, e os que leram não conseguiram compreender sua enorme importância para a Biologia. As leis de Mendel foram redescobertas apenas em 1900, por três pesquisadores que trabalhavam independentemente.
Mendel morreu em Brünn, em 1884. Os últimos anos de sua vida foram amargos e cheios de desapontamento. Os trabalhos administrativos do mosteiro o impediam de se dedicar exclusivamente à ciência, e o monge se sentia frustrado por não ter obtido qualquer reconhecimento público pela sua importante descoberta. Hoje Mendel é tido como uma das figuras mais importantes no mundo científico, sendo considerado o “pai” da Genética. No mosteiro onde viveu existe um monumento em sua homenagem, e os jardins onde foram realizados os célebres experimentos com ervilhas até hoje são conservados.

Anomalias Genéticas
 Anomalias genéticas e mutações fazem parte do imaginário e da realidade humana desde que se há registro. Exemplos são as histórias de super heróis que sofreram mutações depois de entrar em contato com radiação ou com a picada de uma aranha, como Homem Aranha, Hulk e Capitão América.
Fora das histórias em quadrinhos e telas de cinema, as anomalias genéticas não são tão positivas. Os super poderes não existem, mas sim alteração fisiológicas. Tais anormalidades são resultados de alterações no DNA do feto ou até mesmo de intempestividades ao longo da gravidez: vírus, bactérias, consumo de álcool, drogas e cigarro.
sem entra em muitos detalhes, podemos citar anomalias como Síndrome de Down e os Gêmeos Siameses.

Herança intermediaria e Co-dominância
 Co-dominância ou herança intermediária. Alelos intermediários ou co-dominantes não apresentam relações de dominância ou recessividade. O genótipo heterozigoto origina um fenótipo distinto dos homozigotos e geralmente intermediário em relação aos fenótipos produzidos pelos homozigotos.
Apenas mudando de assunto queria agradecer a Prof: Marcia de Araújo por ter acompanhado tanto eu e minha turma nos trabalhos antigos e nos futuros que virão e por mostra alguns de seus ensinamentos sobre biologia. Gostaria de agradecer nesses 6 meses desde que iniciei o meu blog tudo que foi abordado e criado ao longo do tempo, de fato, houvemos momentos de crise e dificuldade mas com força de vontade podemos nos erguer e continuar trabalhando e batalhando e que nesse 3 trimestre possamos nos diverti tanto quanto nos divertimos no inicio do ano. Desejo felicidades e risos a minha professora.

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