sábado, 18 de novembro de 2017

Herança do sexo ll

O daltonismo e a hemofilia são exemplos de doenças humanas ligadas ao cromossomo X. São causadas por genes situados no cromossomo X em sua região homóloga ao cromossomo Y. Portanto, nos homens basta um gene recessivo para a manifestação da doença, nas mulheres é necessária a presença de dois genes recessivos.
1. DALTONISMO
O daltonismo provoca alterações na percepção de cores, principalmente de tons de azul, vermelho e verde. É determinado pelo gene recessivo d situado no cromossomo X. O alelo D codifica para a visão normal.
Assim, temos os seguintes genótipos em humanos:
MULHERHOMEM
FENÓTIPOGENÓTIPOFENÓTIPOGENÓTIPO
NormalXDXDNormalXDY
Normal portadoraXDXdDaltônicoXdY
DaltônicaXdXd  

Portanto, o daltonismo é mais frequente em homens do que em mulheres, uma vez que para estas apresentarem o problema a condição de homozigoto recessivo é necessária. Isso só irá ocorrer se a mulher for filha de um pai daltônico e de uma mãe daltônica ou normal portadora que lhe transmita o gene d. Já no caso dos homens basta a presença de um único gene recessivo d.
2. HEMOFILIA
A hemofilia é uma doença que provoca alterações na coagulação sanguínea, dificultando-a e provocando hemorragias frequentes. É determinada pelo gene recessivo h situado no cromossomo X. O alelo H codifica para a coagulação normal.
Assim, temos os seguintes genótipos em humanos:
MULHERHOMEM
FENÓTIPOGENÓTIPOFENÓTIPOGENÓTIPO
NormalXHXHNormalXHY
Normal portadoraXHXhDaltônicoXhY
HemofílicaXhXh  

Assim como o daltonismo, a hemofilia é mais comum em indivíduos do sexo masculino devido à necessidade de apenas um gene recessivo h para a manifestação da doença. Apenas as mulheres com genótipo homozigótico recessivo apresentam o problema. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário