Praia suja atrai urubus e afasta turistas em Piúma, ES
Leitora do G1 que registrou vídeo tem casa, há 5 anos, na Praia Doce.
Prefeitura diz que licitação concluída vai permitir limpeza constante.
A leitora do G1 Dilene Celeste de Oliveira, de 57 anos, registrou em vídeo a situação da Praia Doce no município de Piúma, no Sul do Espírito Santo. Apesar de residir em Muriaé, Minas Gerais, a vendedora explicou que, por conta da profissão, sempre permanece quinze dias do mês na cidade capixaba, o que permite que ela participe da realidade dos moradores que reclamam da situação. As imagens foram registradas há cerca de um mês, mas a leitora afirmou que nada ainda mudou.
Dilene contou que possui uma casa próxima à praia suja e que o que era para ser um cenário turístico, acabou sendo local evitado pelas pessoas. "Quem passa pela prainha encontra muito lixo, mau cheiro e urubus. Ninguém vai lá. Tem cinco anos que tenho casa em Piúma e me deparo com a mesma situação. Além disso, em volta da praia o mato está crescendo muito e bichos, como cobras, estão invadindo as casas", disse.
A vendedora ainda explicou que os vizinhos e ela já reclamara com a prefeitura, pedindo melhorias, mas nada foi feito. "De vez em quando passam uma máquina lá e limpa um pouco, mas daqui a pouco volta tudo. Ouvimos falar que existia uma verba para mudar a situação da prainha, mas nada foi feito", falou.
Nota da Redação:A Prefeitura de Piúma informou que está ciente do problema de limpeza na Praia Doce e comunicou que já estão sendo feitos esforços, unindo a Secretaria de Meio Ambiente e a Secretaria de Obras, para que juntas elas possam manter a praia em boas condições de uso.
A prefeitura ainda deixou claro que uma limpeza manual será definida nos próximos dias, para a retirada da sujeira, que em sua é maioria material orgânico, porém trata-se de uma limpeza paliativa, mais completa, só com equipamentos adequados, para não agredir o meio ambiente. Esses equipamentos já foram solicitados através de licitação, que já está em andamento por meio da Secretaria de Obras. Assim que esta licitação for concluída, o que não deve ser feito antes do prazo de 60 dias, a prefeitura terá ferramentas que vão possibilitar uma praia limpa constantemente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário