segunda-feira, 2 de abril de 2018

Linha do tempo dos Hominídeos

A evolução das espécies é uma das áreas da ciência que, a meu ver, tem maior potencial para desenvolver a capacidade de pensar logicamente e de entender o desenvolvimento de processos e isto é um dos melhores remédios para os jovens caminharem para a formulação abstrata, desenvolverem pensamentos científicos e afastarem-se da ignorância geradora de certezas.  
As relações causa / efeito borbulham por todos os lados. Africa e America separaram-se? Quando? 
Bem, se estes continentes estiveram juntos, as espécies de um lado logicamente têm ancestrais comuns com as de outro. Que rumo tomou cada uma delas após a separação?
As ratitas, por exemplo, são uma antiga família de aves que inclui as emas do Cerrado e as avestruzes das Savanas africanas, A biologia molecular indica que separam-se depois do afastamento da America do Sul da África. 
Que teorias poderiam explicar o fato de terem um ancestral comum após a separação continental? Uma das teorias é a viagem do ancestral comum com o território onde hoje é a Índia rumo ao choque com a Asia e daí alcançar a África. A Índia separou-se  do grande continente de Gondwana bem depois da separação entre América do Sul e África.  

Resultado de imagem para hominideos linha do tempo


10-6 Milhões de anos.


Ancestral comum com gorilas em um processo longo e muito gradual de separação


Mais tarde, o chimpanzé, bonobo e linhagens humanas divergem.

5.8 Milhões de anos.


Orrorin tugenensis, o mais antigo ancestral humano. Os fósseis encontrados até agora sugerem que o Orrorin andava de forma ereta


5.5 Milhões de anos.

Ardipithecus. Traços comuns com os chimpanzés e gorilas. Viveu na floresta. Identificados a partir de fósseis hominóides do noroeste da África. São considerados descendentes dos Orrorin tugenensis e ancestrais diretos dos Australopithecines

4 Milhões de anos.
Australopithecines. Refere-se genericamente a qualquer espécie relacionada ao gênero Australopithecus e Paranthropus. Cérebros do tamanho do de um chimpanzé - 400-500 cm3. Andava sobre duas pernas e são os primeiros ancestrais humanos a viver na Savana.
3,6 milhões de anos.


Encontrei pela primeira vez esta imagem  no livro "A grande história da Evolução" de Richard Dawkins. Mostra pegadas em cinzas vulcânicas deixadas por hominídeos em Laetoli, na Tanzânia, há 3,6 milhões de anos. Considerando que nossa espécie, o homo sapiens, tem por volta de 150 mil anos, encontrar pegadas de nossos ancestrais em um provável  ato de proteção e carinho é emocionante
A pergunta que Dawkins faz ao apresentar a imagem foi a do titulo: "De mãos dadas?". Mary Leakey as descobriu em 1978.



3.2 Milhões de anos.
Lucy, espécime famoso de Australopithecus afarensis, encontrada perto de onde é agora Hadar, na Etiópia




2.7 Milhões de anos.
Paranthropus, viveu em florestas e pastagens, tem enormes mandíbulas para mastigação de raízes e vegetação. Extinto 1.2 milhões de anos atrás. 



2.5 Milhões de anos.
Homo habilis aparece. Seu rosto se sobressai menos que o de hominídeos anteriores, mas ainda mantém muitas características de macaco. 
Cérebro de cerca de 600 cm3.
Os hominídeos começar a utilizar regularmente ferramentas de pedra.
Alguns hominídeos passam a ter dietas ricas em carne, o que pode ter-lhes dado a energia extra que favoreceu a evolução para cérebros maiores.

2 Milhões de anos.
Homo ergaster. Surge na África. Seu volume cerebral alcança até 850 cm3.


1,8-1,5 Milhões de anos.
Homo erectus. É encontrado na Ásia. É o primeiro ancestral verdadeiro dos caçadores-coletores, e também o primeiro a migrar para fora da África em grande número. Cérebro alcança cerca de 1000 cm3.

1.6 Milhões de anos.
Possível primeiro uso esporádico de fogo. Ferramentas de pedra acheulianos, mais complexos, começam a ser produzidos e são a tecnologia dominante até 100 mil anos atrás

600.000 Mil anos.
Homo Heidelbergensis vive na África e na Europa. 

Capacidade cerebral semelhante à dos humanos modernos


500 mil anos

Primeiros indícios de abrigos construídos - cabanas de madeira - identificados a partir de sitios arqueológicos próximos a Chichibu, Japão

400.000 anos.
Os primeiros seres humanos começam a caçar com lanças

325.000 anos.
As mais antigas pegadas humanas deixadas nas cinzas vulcânicas por três pessoas que desceram as encostas de um vulcão na Itália


300 mil anos Homo sapiens?

280.000 anos.
Primeiras lâminas de pedra complexos e pedras de moagem

230.000 anos.
Neandertais aparecem e são encontrados em toda a Europa, até serem extintos com o advento dos humanos modernos, 40.000 anos atrás.

195.000 anos.
Ajustar de acordo com novas descobertas que remetem a 300 mil anos 
A nossa própria espécie Homo sapiens aparece em cena - e começa a migrar por toda a Ásia e Europa. Os mais antigos restos humanos modernos são dois crânios encontrados na Etiópia. O volume médio do cérebro humano é 1.350 cm3.

170.000 anos.
Eva mitocondrial, o antepassado direto a todas as pessoas que vivem hoje, pode ter vivido na África

150.000 anos.
Seres humanos possivelmente capaz de falar. Jóias shell de 100.000 anos de idade sugere que as pessoas que desenvolvem a fala complexo e simbolismo
140.000 anos.
Primeira evidência de comércio de longa distância.

50.000 anos.
"Grande Salto Adiante": a cultura humana começa a mudar muito mais rapidamente do que antes; mortos são enterrados ritualmente; cria-se roupas de peles de animais e são desenvolvidas complexas técnicas de caça  como armadilhas.
Colonização da Austrália por seres humanos modernos.

33.000 anos.
Arte rupestre mais antiga. Mais tarde, os artesãos da Idade da Pedra criam os murais espetaculares em Lascaux e Chauvet, na França.
Homo erectus morre na Ásia, substituído pelo homem moderno

18.000 anos.
Homo Floresiensis*, "Hobbit", encontrado na ilha indonésia de Flores. Tem um metro de altura e cérebros similares, em tamanho, aos chimpanzés. Fizeram ferramentas de pedra.
*Essas conclusões são muito polêmicas.

12.000 anos.
Os humanos modernos chegam às Américas


10.000 anos.
A agricultura - que levou à cerveja!!! - desenvolve-se e espalha-se com o fim da última era glacial. Primeiras aldeias. Possível domesticação de cães.


5.500  anos.
Fim da Idade da Pedra e inicio da Idade do Bronze. Os seres humanos começam a a trabalhar com a fundição do cobre e do estanho e a usá-los em substituição aos instrumentos de pedra.

O corpo congelado de Otzi foi encontrado nos Alpes de Ötztal, na Itália, em 1991. Tem 5.300 anos deidade.

5.000 anos.
Mais antiga escrita conhecida.

4.000 a 3.500 antes de Cristo.
Os sumérios na Mesopotâmia desenvolvem a primeira civilização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário